Johannes Eckerström do Avatar elege a música “mais pesada” do metal

Foto: André Tedim

Johannes Eckerström, vocalista do Avatar, falou com a Radioactive MikeZ, onde ele falou sobre qual disco do Metallica ele acha melhor, se “Ride The Lighting” ou “Master of Puppets“. Ele então respondeu:

Quando falo com pessoas que gostam da música, mas não necessariamente tocam a música e falo sobre os detalhes mais sutis do que torna algo incrível, e falando sobre, por exemplo, quando falo sobre músicas rápidas e lentas, adoro mostrar um exemplo de como ‘Aces High’ é a música mais rápida já gravada pelo Iron Maiden, que, claro, existem, no papel, músicas muito, muito mais rápidas, mas há algo em ter esse impulso quando você toca, quase parece que está se desintegrando… Já está lá na bateria e na linha de baixo e continua. E é assim que, quando você força, quando você força o ritmo.

Todo garoto que toca bateria já ouviu alguém falar sobre AC/DC, é claro, e você pega, por exemplo, ‘Back In Black’. Você tem que ter aquele drag quando toca. Então você tem certas músicas icônicas que fornecem um certo ideal. E da mesma forma que eu sempre disse que ‘Aces High’ é a música mais rápida já gravada, ‘For Whom The Bell Tolls’ , eu acho, é a música mais pesada já gravada. E eu sei que Meshuggah e Neurosis existem, e eu sei que Obituary existe, e todos os tipos de coisas. E isso também é verdade. E essa é a coisa mais pesada de todas também de outra forma. Mas apenas aqueles riffs, aquela raiva, com aquela raiva e senso de — eu não sei — sua importância que aparece em como aquele riff é tocado, aquele riff primitivo no começo, e a decisão de colocar o cymbal crash na primeira caixa no compasso depois em vez do outro, e tudo isso. Então aquela música — eu nunca tentei escrever uma música assim, mas eu continuo voltando a pensar sobre aquela música em termos do que é realmente música pesada. Sim, nós afinamos e essa parte do som é importante, mas nenhuma das coisas que assunto antes — você não pode colocar a carroça na frente dos bois… Então tem que ser ‘Ride The Lightning’.”

A entrevista pode ser vista abaixo.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *