Mike Portnoy conta como é a preparação para shows de 3 horas do Dream Theater

Quem já foi a um show do Dream Theater sabe que as apresentações são verdadeira maratonas. A banda costuma entregar em seus “evening”, nada menos do que 3 horas de música.

Em entrevista ao site Tramamos, Mike Portnoy contou como é a sua preparação para esses shows. Ele diz:

É definitivamente uma grande tarefa tocar três horas desse tipo de música, que é muito intensa, sabe, e muito exigente tecnicamente.

Nós estamos nos preparando agora porque essa nova turnê vai ser bem longa durante todo o ano de 2025. E ela será em duas fases.

A primeira fase será olhando para trás, os últimos 40 anos, e a próxima fase será quando lançarmos o novo álbum e estaremos olhando para o futuro.

Sabe, há uma grande estrada a nossa frente e precisamos nos preparar, não apenas aprendendo as canções e preparando o palco para o show, os vídeos, as luzes e toda a programação para isso. Mas há também o lado físico o que é uma grande demanda para tocar por tanto tempo.

Eu sinto a minha idade, não tenho mais 20 anos. Então é algo que eu preciso definitivamente cuidar na estrada e lidar da melhor forma que conseguir.

A única forma de uma banda como o Dream Theater fazer um show completo que irá satisfazer os fãs é “uma noite com Dream Theater” e tocar 3 horas porque as canções são longas, a maioria delas, e requer um espetáculo épico para conseguir entregar essas músicas épicas.”

Mike ainda falou sobre como as composições começaram a serem tão longas:

Não foi uma decisão consciente, foi uma decisão natural da música.

Quando a gente começou, com When Dream and Day Unite, as canções eram de 5 a 8 minutos de duração, no geral. Mas quando começamos a escrever Images and Words, a gente tinha Learning to Live que tinha 11 minutos. Canções como Take the Time e Pull Me Under que eram 8 ou 9 minutos. E Change of Seasons que escrevemos para o Images and Words que tinha quase 20 minutos.

Então a gente determinou desde o começo que essa era a forma que estávamos confortáveis para escrever.

Nós somos um tipo de banda que escreve uma música até sentirmos que atingiu o final da jornada, não importando o quão longo será essa jornada, 5 ou 20 minutos.

Não nos preocupa, é mais sobre o que a música precisa.”

O Dream Theater vem ao Brasil em dezembro pela primeira desde o retorno de Mike Portnoy a banda. Confira os detalhes abaixo.

SERVIÇO

10/12 (sexta-feira) Belo Horizonte @ BeFly Hall

Vendas: https://fastix.com.br/events/dream-theater-40th-anniversary-tour-belo-horizonte

13/12 (sexta-feira) Rio de Janeiro @ Vivo Rio

Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

15/12 (domingo) São Paulo @ Vibra São Paulo

Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

16/12 (segunda-feira) Curitiba @ Live Curitiba

Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

17/12 (terça-feira) Porto Alegre @ Auditório Araújo Vianna

Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/93544

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *