Morre Val Kilmer, astro de Batman, Top Gun e intérprete de Jim Morrison
Morreu aos 65 anos, o ator Val Kilmer.
Ele foi intérprete do Batman no longa “Batman – Eternamente”, e também integrou o elenco de grandes sucessos como “Top Gun“, “The Doors“, onde interpretou o icônico Jim Morrison, “Fogo Contra Fogo“, entre outros.
Kilmer morreu de pneumonia na terça-feira em Los Angeles, informou sua filha Mercedes à imprensa dos EUA. Ela disse que seu pai havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas se recuperou posteriormente.
A cirurgia de traqueotomia afetou sua voz e interrompeu sua carreira de ator, mas ele voltou às telas para reprisar seu papel como o piloto de caça Iceman ao lado de Tom Cruise em Top Gun: Maverick, de 2022, sua última aparição nos cinemas.
Kilmer nasceu em Los Angeles em dezembro de 1959. Aos 17, entrou para a renomada academia de artes de Juilliard, em Nova York, para estudar teatro.
Ele iniciou a carreira nos cinemas com a comédia Top Secret! e explodiu para o mundo ao interpretar o piloto Iceman em Top Gun, antagonista de Maverick de Cruise. Sobre o trabalho como Jim Morrison, Kilme disse a David Letterman:
“Ele era um cara extraordinário. Era divertido pular nas pessoas e ser pago por isso, o que ele fazia, ou ele também podia entrar em uma discussão muito séria sobre Deus ou vomitar em você. Músicos, como você sabe, são estranhos.”
Em entrevista a Jimmy Carter, ele disse sobre o vocalista do The Doors:
“Sua ingestão de álcool era lendária, mas maior do que isso era seu apetite pela vida. Havia nobreza em sua busca para ser reconhecido como poeta. É uma parte legítima da crítica que ele recebe porque ele estava disposto a falhar. Você não fica bom sem fazer isso. Simplesmente não acontece”.
Em uma entrevista ao Deadline de 2017 , o ator comentou:
“Eu tenho muita sorte. E não acho que estou me gabando ou sendo impreciso ao dizer que tenho sorte o suficiente de estar no melhor filme de rock and roll feito até agora, The Doors. Parece que agora alguém como PT Anderson teria aparecido e tirado essa coroa de Oliver, mas parece que isso ainda não aconteceu.”
Read More: Val Kilmer, uma homenagem ao falecido ator de rock ‘n’ roll | https://loudwire.com/val-kilmer-salute-rock-n-roll-actor/?utm_source=tsmclip&utm_medium=referral
Entre outros sucessos do ator está o filme “A Sombra e a Escuridão“, que conta a história de dois leões que apavoraram um povoado, onde ele contracenou com Michael Douglas, com quem chegou a ter rusgas anos atrás.
Douglas, que também enfrentou um câncer de garganta, foi quem revelou que Kilmer enfrentava a mesma doença, e Val não gostou nada disse e disse:
“Eu amo Michael Douglas, mas ele está desinformado. A última vez em que falei com ele foi há quase dois anos, quando pedi uma referência de especialista para analisar um nódulo na minha garganta. Acabei usando uma equipe da Universidade da Califórnia e não tenho nenhum tipo de câncer”.
O diagnóstico de câncer de garganta demorou a ser revelado devido a religião que Kilmer seguia, a cientologia. Ele também teria negligenciado a doença por um período, recusando tratamentos medicinais para o caso devido a sua crença.
Em um documentário intitulado Val, onde ele fala sobre outras polêmicas, como os embates com Marlon Brando nos sets do filme “A Ilha do Dr. Monreau“, e a decepção com Batman, que ele teve diversos confrontos com o diretor Joel Schumacher durante as filmagens.
O diretor de “Fogo Contra Fogo“, Michael Mann, homenageou Kilmer escrevendo:
“Enquanto trabalhava com Val em ‘Heat’, eu sempre me maravilhei com o alcance, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo de Val. Depois de tantos anos de Val lutando contra doenças e mantendo seu espírito, esta é uma notícia tremendamente triste”
Francis Ford Copolla, diretor de O Poderoso Chefão e que trabalhou com Val em “Twixt”, escreveu:
“Val Kilmer era o ator mais talentoso quando estava no Ensino Médio, e esse talento só cresceu ao longo de sua vida”, ele escreveu. “Ele era uma pessoa maravilhosa para se trabalhar e uma alegria conhecê-lo — sempre me lembrarei dele.”
O vocalista do Korn, Jonathan Davis, postou um vídeo de Val Kilmer interpretando Jim Morrison e um emoji de um coração partido.
Triste…Top Gun de 86, Batman Eternamente, “A Sombra e a Escuridão” (1996) e a sua voz em KITT a Super máquina de 2008 marcaram muito para mim!!!! Valeu Val!!!!