Tarja Turunen fala sobre se “reconectar” com Marko Hietala

Foto: Paty Sigiliano

Tarja Turunen falou com o Rock Hard Greece, onde ela falou sobre a sua reconexão com Marko Hietala, seu ex parceiro de Nightwish. Ela diz:

“Estou realmente gostando de conhecê-lo pela primeira vez. Parece estranho para você — eu estava em uma banda com ele por muitos anos, mas não conhecia o cara por trás. Quer dizer, eu realmente não conhecia. Então ele mudou, e estou muito feliz por ele, muito feliz por ele. Ele está indo muito bem. Ele está livre. Agora temos muito mais em comum, muito mais em comum, e podemos conversar, podemos nos comunicar e estamos em contato mais do que nunca — nunca, nunca, nunca. Estamos em contato, e posso ligar para ele como um amigo. Ele é meu amigo.

Tudo começou em 2012. Participei de uma das maiores produções da Finlândia que acontece todo ano. Chama-se ‘Raskasta Joulua’ (‘Natal Pesado’). É uma produção de Natal, que eles fazem as músicas de Natal de uma forma mais rock/metal, arranjos, e eu fui uma das cantoras convidadas para aquele show — alguns shows que fizemos na Finlândia naquela época. Marko estava lá. Marko é um dos membros originais do projeto. E então eu sabia que iria encontrá-lo lá depois de tantos anos de silêncio entre nós que eu não tinha ouvido nada dele [e] vice-versa. E então nos encontramos lá pela primeira vez e foi muito natural. Obviamente nós dois estávamos nervosos. Obviamente não era fingimento nisso. Ele simplesmente veio para minha sala nos bastidores, chegou atrasado. Eu esperava que ele estivesse em uma passagem de som. Ele não apareceu. Eu estava tipo, ‘Vou cantar uma música com ele.’ Foi ‘Ave Maria’ de [ Franz ] Schubert feita com letras finlandesas de uma forma muito emocional. E particularmente aquela música cantada por mim e Marko para um público finlandês, como cinco, seis mil pessoas lá — uau. Foi tão emocionante. Depois que terminamos a primeira música que cantamos juntos, as pessoas simplesmente desabaram. O público começou a chorar e gritar como loucos. Você sabe, os finlandeses — os finlandeses não demonstram tanta emoção. [ Risos ] Foi uma loucura. Foi uma loucura. E então, depois de alguns shows, Marko , depois do último show, ele convidou todos da produção para os bastidores e se desculpou comigo na frente deles, na frente de todos. Isso me fez chorar naquele momento e nós limpamos a mesa, fizemos as pazes depois disso. E então ficou o silêncio novamente. Perdi o contato com ele por alguns anos e então vi [que ele iria] se apresentar na Suíça alguns anos atrás no mesmo festival. Eu era a atração principal do festival; ele tinha um show com sua banda lá. Então entrei em contato com o promotor e disse, ‘Ei, eu adoraria cantar ‘Phantom Of The Opera’ com Marko , mas perdi um contato. Então, você poderia encaminhar minha mensagem para ele?’ E a resposta foi que, sim, ele gostaria de fazer isso. Então eu fiquei, tipo, ‘Sim.’ Então [eu sabia que] iria encontrá-lo novamente. E foi muito, de novo, super emocionante, mas o cara, Marko , veio com um pen drive. Ele tinha escrito uma música, ‘Left On Mars’, já pensando em mim e em seus desejos de colaborar comigo como um dueto naquela música. Então ele me deu aquela música, e nós conversamos e conversamos, e um pouco de lágrimas, e nós conversamos e [blá blá blá]. E eu voltei para casa e gravei a música. Eu amo a música, e eu amo fazer música com ele novamente. E então a turnê começou. As ideias de fazer turnê juntos começaram, e tem sido tão legal. E nós temos feito ótimos shows, ótimos shows, e estamos muito felizes.”

Questionada se ela se sente “mais livre” trabalhando com Marko novamente, mas não sob o guarda-chuva do Nightwish, Tarja disse:

“Cara, quão livre eu tenho sido por 20 anos ou mais como artista solo. Marko está começando — ele ainda está no começo de sua [carreira solo], de certa forma. Ele tem feito música a vida toda sozinho, mas agora, depois da banda e tudo mais, ele deve se sentir praticamente o mesmo que eu. Você é livre e pode fazer o que quiser. É muito importante que você tenha essa liberdade, e nenhum de nós deve perder sua liberdade.”

Tarja e Marko retornam ao Brasil este ano para shows em quatro cidades, sendo  São PauloCuritibaBelo Horizonte e Porto Alegre.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *