Narnia – “Ghost Town” (2023)

O Narnia é uma banda sueca com 27 anos de carreira e que está prestes a dar mais um grande passo com o lançamento do novo álbum, o “Ghost Town”, que tem data de lançamento prevista para o dia 17 de março de 2023. O som da banda é bastante calcado no Power Metal, porém não se limita somente a ele. Ao longo de todos esses anos incorporaram bastante elementos do metal progressivo, metal neoclássico, Hard Rock e AOR em alguns momentos.

Se você conhece o Narnia como uma banda de White Metal, tente se desapegar desse rótulo, até mesmo porque se analisarmos bem este é um estilo que não define o som de uma banda. Diferente do Black Metal por exemplo, esse sim podemos dizer que define a banda não só pela temática das letras, mas também pelo estilo musical. Dito isso, o Narnia é uma banda que traz no seu conceito lírico letras que abordam o cristianismo, ora explícito, ora de forma reflexiva.

Em “Ghost Town” o quinteto formado por Christian Liljegren (vocal), CJ Grimmark (guitarra e backing vocal), Jonatan ”Jono” Samuelsson (baixo e vocais), Martin Härenstam (teclado) e Andreas “Habo” Johansson (bateria) se mostra mais experiente do que nunca. É bem interessante, para quem acompanha a carreira da banda desde o início, perceber a evolução musical da banda em termos de composição e letras. Sou um grande apreciador de um dos seus álbuns mais clássicos, o “Long Live the King” de 1999. Apesar dos quase 24 anos de diferença entre estes lançamentos, todos os elementos que fizeram com que a banda se tornasse popular entre os fãs do estilo estão presentes, só que agora com uma pegada mais moderna.

O que podemos conferir neste álbum é a banda apresentando músicas que não trazem algo que irá revolucionar a indústria musical, mas trazem elementos que te fazem querer ouvir cada uma no seu detalhe. E se tem algo que é muito importante em um álbum, é fazer com que o ouvinte sinta um apreço pelo que está ouvindo e tenha interesse em saber o que vem pela frente. E foi essa sensação que tive ao ouvir cada uma das dez faixas de “Ghost Town”.

O álbum começa de forma imponente com “Rebel”, e a voz característica de Christian está melhor do que nunca. A sequência das faixas agrada e parece ter sido escolhida a dedo para não deixar a empolgação cair, destaque para “Thief”, “Hold On” e “Modern Day Pharisees” . A faixa-título “Ghost Town”, que já havia sido apresentada pela primeira vez ao vivo no Sweden Rock Festival de 2022 certamente será agora parte obrigatória no setlist dos shows.

Avalio este novo lançamento do Narnia como uma obra bem linear e que conta com ótimos momentos, trazendo um destaque bem positivo para a qualidade e dinâmica do vocal. Outro destaque fica para a guitarra que traz riffs bem construídos e solos inspirados, muito bem acompanhado da cozinha e teclado. Para quem já é fã, certamente este será um disco bem aceito. Vejo também “Ghost Town” como uma excelente porta de entrada para quem ainda não conhece o Narnia.

NOTA: 8

TRACKLIST:

01. Rebel
02. Thief
03. Hold On
04. Glory Daze
05. Descension
06. Ghost Town
07. Alive
08. Modern Day Pharisees
09. Out of the Silence
10. Wake Up Call

Renan Castro

Um engenheiro que se divide entre realizar cálculos complexos e a escrever sobre música. Mineiro de Belo Horizonte, berço de grandes nomes do metal como o Sepultura e Overdose, fui apresentado ao som pesado aos 12 anos de idade. Sempre tive o sonho de escrever resenhas de álbuns de Heavy Metal e poder divulgá-las para os apreciadores do estilo, por isso criei a página Nerd Banger no Instagram. Com grande foco no cenário nacional, faço o que posso para apoiar os artistas do nosso Brasil!

One thought on “Narnia – “Ghost Town” (2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.