O impacto da morte de Dimebag Darrell na reconciliação dos irmãos Cavalera
Quando Max Cavalera deixou o Sepultura em 1996, houve não só um rompimento com a banda, mas com o seu irmão, Iggor, que continuou sendo o baterista do grupo.
Porém, em 2004, a morte de Dimebag Darrell, guitarrista do Pantera e a época no Damageplan, junto com o irmão, Vinnie Paul, virou uma chave na cabeça do baterista brasileiro e após dez anos, o fez procurar Max.
Ele comenta sobre a reconciliação em nova entrevista a Metal Hammer, onde disse:
“Fiz isso por vários motivos. Houve motivos pessoais, motivos familiares, o fato de ele ser meu irmão. Eu não queria que meus filhos crescessem e não conhecessem Max. E também a situação do Dimebag afetou a mim e ao Max, porque conhecíamos bem os dois Abbott. Isso nos fez pensar sobre o que faríamos se isso acontecesse conosco. Não era uma situação agradável de se encontrar, então decidi ligar, independentemente de qual seria o resultado.”
Max, que participou da entrevista, conta qual foi a sua reação quando Gloria, sua esposa o passou o telefone dizendo que era seu irmão na linha:
“Ela simplesmente me entregou o telefone e disse: ‘É seu irmão. Eu disse a ela depois: ‘Cara, tome cuidado da próxima vez que você fizer isso comigo, isso pode me causar um ataque cardíaco!’ Mas nós conversamos. Foi bom.”
Desde então, Max e Iggor tem trabalhado juntos no Cavalera Conspiracy, e em ocasiões, tocam algum disco do Sepultura em comemoração a alguma data específica.