O Savatage e seu retorno triunfal em terras brasileiras – Especial Monsters of Rock
Formado em 1979, nascia a banda Avatar, que era nada menos do que o embrião do Savatage, que se tornou uma grande insituição do heavy metal mundial. Os irmãos Jon e Criss Oliva atingiram sucesso comercial nos Estados Unidos com seu disco “Fight for the Rock“, o quarto de sua discografia, e que colocou de vez a banda na rota do mundo e criou uma leva gigante de seguidores e fãs através do mundo inteiro.
Entre idas e vindas através dos anos, mudanças de formação, uma tragédia acometeu a banda nos anos 90. Enquanto dirigia o seu Mazda RX-7, um motorista de um caminhão embrigado acertou o carro do guitarrista, que estava em companhia da sua esposa Dawn. Ela sobreviveu, mas Criss, com apenas 30 anos, morreu no local do acidente. O motorista embrigado já havia tido diversas notificações judiciais devido a dirigir embriado. Ele recebeu 18 meses de prisão e teve sua licença revogada diante do fato.
Após a tragédia, Jon decidiu que continuaria o Savatage em homenagem ao irmão, e deu seguimentos aos trabalhos da banda. Mais mudanças na formação aconteceram ao longo dos anos, incluindo a passagem de Alex Skolnick, hoje membro do Testament. Na virada dos anos 2000, a banda passa por idas e vindas, encontros e desencontros que deixam os fãs sem saber ao certo o que aconteceria no futuro, entre hiatos anunciados e shows esporádicos.
Em 2015, a banda parece ter de vez encerrado sua história, quando se afasta dos holofotes e permanece em silêncio. Nesse tempo, outras “crias” surgiram da “raíz Savatage”, como o Circle II Circle do vocalista Zakk Stevens, e o Trans-Siberian Orchestra.
Quase uma década depois, começam surgir burburinhos de uma possível volta do Savatage, com algumas entrevistas onde nada era confirmado, mas também não havia uma negativa explicíta. Inclusive, circularam nos bastidores boatos de uma possível vinda da banda ao Brasil em 2024, em um festival de três dias que aconteceu em abril, mas nada foi de fato confirmado até aquele período.
Mas então, eis que as conversas começaram a ganhar mais força e então a confirmação que os fãs tanto ansiavam aconteceu! O Savatage estava de volta e contava em sua formação agora com Johnny Lee Middleton (baixo), Chris Caffery (guitarra), Al Pitrelli (guitarra), Jeff Plate (bateria) e Zak Stevens (vocal). Sim, Jon Oliva, membro fundador não está presente na primeira fase desse retorno, o que para alguns fãs deixou uma margem de desapontamento. Mas por outro lado, qual seria a felicidade dos fãs brasileiros ao saber que o primeiro show que iria coroar essa volta seria no Brasil, no dia 19 de abril, no festival Monsters of Rock em sua comemoração de 30 anos. E para dupla comemoração, um show separado ainda foi anunciado, ao lado do Opeth (conheça aqui a banda).
Os membros atuais prometem um show emocionante aos fãs que estiverem presentes e vão presentear todos esses anos de espera e “passeando” por seus oito discos de estúdio. Os ingressos para o Monsters of Rock estão disponíveis aqui e o show paralelo, você encontra os ingressos aqui. Os shows são uma realização da Mercury Concerts, em parceria com a Catto Comunicação assessoria.
Tenho boas lembranças da época do PHilips de 98, bons tempos de antigamente!!!! Valeu!!!!