Ex produtor do Metallica relembra falta de baixo em “…And Justice For All”
Fleming Rasmussen, produtor que trabalhou com o Metallica, em diversas ocasiões, incluindo o disco “…And Justice For All“, que marcou a estreia de Jason Newsted, falou sobre sua reação ao ouvir justamente a falta do instrumento no registro. Ele diz quando questionado se ficou bravo ao escutar o trabalho:
“Sim, fiquei. Lars veio e tocou para mim, e eu olhei para ele e disse, ‘O que é isso?’ Ele disse, ‘É o mix.’ Eu disse, ‘Não, não é.’ E ele disse, ‘Sim, é.’ Eu disse, ‘O quê? Não tem baixo.’ Ele disse, ‘Sim, é isso. Você pode ouvir. Está no fundo das guitarras.’ Eu disse, ‘Não.’
Você vai ter que perguntar a Lars e James por que eles tiraram o baixo, porque eu não mixei. Como eu cheguei tão tarde, eles já tinham contratado Steve Thompson e Michael Barbiero para fazer a mixagem. E, quero dizer, basta ir online, e você pode obter a história da fonte do que aconteceu. Não há razão para eu recontar isso. Foram Lars e James. E por que eles fizeram isso, eu nem tenho certeza se eles mesmos sabem.”
Em uma entrevista passada, Daniel Sarkissian, Rasmussen ofereceu uma teoria diferente sobre o que aconteceu no estúdio, dizendo:
“Eu acho — mas isso é pura especulação — eu acho que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason. Porque o que eles mais odiavam em Jason era que ele era um fã. Ele nunca discordava ou algo assim, ou declarava sua própria opinião. Eu acho que eles estavam esperando que ele meio que declarasse seu lugar na banda… Eu acho que eles provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando ela não veio, foi assim que o álbum ficou.”
Fou um dos primeiros bullying dentro do Metal, coitado do Jason!!!! Valeu!!!!