Como Tommy Lee inspirou Axl Rose a compor “November Rain”

“November Rain”, é sem dúvidas um dos maiores clássicos do Guns N’ Roses. Parte do disco “Use Your Illusion I“, a verdade é que a música foi composta anos antes, e a sua inspiração foi um “parceiro de crime”.

Axl Rose revelou que a influência para a música veio de Tommy Lee, baterista do Mötley Crüe, mais precisamente, de sua composição de “Home Sweet Home“. Ele diz:

Tommy Lee foi uma grande influência na música. Foi a primeira vez que vi ‘Home Sweet Home’ e, observando a parte de tocar piano, percebi que poderia pegar o que sabia sobre piano e focar em algo simples, mas muito sério“, lembrou Rose durante November Rain: Makin’ F@*!ing Videos que foi lançado em VHS em 1993.

Porque eu acho que a parte que ele faz em ‘Home Sweet Home’ é linda – é muito simples, mas é a parte certa. Essa é a abordagem que eu fiz em ‘November Rain’. Foi isso que me fez começar. Eu vi aquele vídeo, depois desliguei a TV e comecei ‘November Rain.

O que foi realmente incrível sobre isso foi ser dominado pelos sons e trabalhar com todos esses novos sons. Quero dizer, estou em uma banda de rock com a qual você apenas trabalha – na maioria das vezes, o Guns N ‘Roses só trabalha com guitarras , bateria, vocais, baixo. Mas trabalhar com cordas, flugelhorns e certos sinos – e, ‘É o sino certo?’ Foi quase como se fosse mágico.

Além de Lee, Elton John também foi uma influência para a faixa, segundo revelou o ex baterista, Matt Sorum. Axl queria um som de bateria parecido com “Don’t Let the Sun Go Down on Me” de John, razão pela qual ele repetiu o mesmo preenchimento 23 vezes durante o processo de gravação.

Abaixo, você confere uma versão acústica da música:

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *