O que realmente há com a voz de Steven Tyler

Na sexta-feira, fomos todos pegos de surpresa com o anúncio abrupto da aposentadoria do Aerosmith dos palcos. O fato se deu devido a uma lesão incurável nas cordas vocais de Steven Tyler. Mas o que realmente há com a voz do vocalista?

O problema se agravou logo após o início da turnê de despedida que a banda começou a realizar em setembro do ano passado, e no terceiro show, Steven teve uma fratura e sangramento nas cordas vocais, o que fez com a banda cancelasse toda a agenda de 2023, com esperança de retomar os shows em janeiro deste ano. Segundo Liv Tyler, filha do cantor, ele deveria evitar ao máximo até mesmo de falar, mas ao contrário disso, ele passava horas no telefone, o que lhe rendeu boas broncas.

Conforme explicou o site Metropoles,a laringe é em sua maior parte uma cartilagem muito elástica. As lesões vocais ocorrem, em geral, porque a pessoa não canta com a técnica certa ou está forçando as cordas e utilizando a voz de forma errada. No caso de Tyler, a amplitude vocal dele não era mais a mesma de quando era jovem, prejudicando o canto. Mesmo com adaptações vocais para realizar os agudos poderosos e encantar os fãs, a cartilagem da laringe vai ficando mais rígida com o tempo e pode ocasionar em uma fratura, como foi o caso do cantor.

É de fato conhecido de quem acompanha o Aerosmith, que diversas faixas de seu extenso catálogo possuem um tom muito alto, e Steven sempre tentou manter os padrões originais de cada música, o ocasionou o ferimento. Desde a pausa nos shows, o cantor estava buscando ajuda, tentando encontrar novas formas de cantar, sem que ele fosse prejudicado definitivamente, chegando ao risco de até mesmo perder a fala ou ocasionar alguma doença ainda mais grave, mas conforme se especula, esse resultado não pode ser alcançado.

O último show do Aerosmith, aconteceu em 9 de setembro de 2023, na UBS Arena, em Elmont, Nova York, Estados Unidos. Confira abaixo o setlist e vídeo do show.

  1. Back in the Saddle
  2. Walking the Dog (Rufus Thomas cover)
  3. Rag Doll
  4. Livin’ on the Edge
  5. Janie’s Got a Gun
  6. No More No More
  7. Cryin’
  8. Adam’s Apple
  9. Seasons of Wither
  10. Movin’ Out
  11. Love in an Elevator
  12. Bright Light Fright
  13. I Don’t Want to Miss a Thing
  14. Rats in the Cellar
  15. Sweet Emotion
  16. Toys in the Attic

Bis:

  1. Dream On
  2. Walk This Way

 

 

 

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *