Paciente toca música do Deftones durante operação no cérebro

Christian Nolen, um jovem que passou por uma cirurgia delicada, transformou a sala de operação em um lugar peculicar, no mínimo.

Durante a retirada de um tumor do seu lado direito do cérebro, Christian tocou em sua guitarra músicas das bandas Deftones e System of a Down. Mas isso não foi um processo aleatório.

O Dr. Richard Komotar, líder do programa de tumor cerebral da Universidade de Miami, à Fox News, pediu que o jovem tocasse guitarra para acompanhar a situação de suas funções motoras, já que o tumor a estava afetando, principalmente a mão esquerda.

Nolen comenta sobre o pedido do médico para ele tocar alguma música e se surpreendeu ao saber que ficaria acordado no processo:

“Eu só tinha ouvido falar de procedimentos dessa natureza sendo feitos em programas e filmes. Eu senti que era uma experiência tão única que não poderia deixar passar – especialmente com minhas habilidades motoras em jogo. O risco de ser sedado durante todo o procedimento superou qualquer medo ou ansiedade em torno do procedimento em si.”

A cirurgia teve um momento crítico no final. Komotar notou que a função da mão de Nolen começou a diminuir à medida que terminavam a cirurgia:

“Quando estávamos finalizando o caso bem na parte posterior do tumor, percebemos que a função da mão dele começou a diminuir. O tumor estava tocando e fazendo interface com a parte do cérebro que controla o movimento das mãos. Felizmente, conseguimos remover todo o tumor e não machucar a mão.”

Um vídeo com o momento pode ser conferido abaixo:

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.