Within Temptation – “Bleed Out” (2023)
O Within Temptation hoje figura como um dos grandes nomes metal gótico/sinfônico, ainda que não tenha alcançado um patamar como algum de seus contemporâneos.
Vindos da Holanda, a banda já tem uma boa estrada e já conheceu gente de peso, como um dueto com Tarja Turunen e uma recente turnê com o Evanescence. Quem acompanha o grupo sabe que nesse tempo, o som foi se modificando, passando pelo eletrônico ao pop. Com seu mais recente disco, “Bleed Out“, as coisa não são diferentes e mais uma vez eles trazem novidades em um registro, mas dessa vez, as coisas soam mais densas e pesadas.
A abertura de “We Go To War” já mostra diferenças. Os principais elementos do que são o WT estão lá, porém, observamos guitarras em tons baixos e dirtoções mais “sujas” e modernas. Sharon Den Adel continua com sua voz impecável em nuances incríveis e um refrão de notas no teto! Mas é com a faixa título que chega na sequência que vemos que as coisas realmente mudaram. “Bleed Out” abre com um breakdow monstruoso, com ares do djent metal e um groove incrível nos versos. Mais um refrão muito bem engajado e eis uma música que entrará na galeria de melhores já entregues pela banda. “Wireless” é uma mescla do antigo e novo Within Temptation criando uma música poderosa e de fazer tremer o chão com seus graves aliados a diversas camadas da voz de Sharon! Uma das que mais se destacam no álbum. “Worth Dying For” é uma música um pouco diferente das demais, sendo mais rápida e direta. Na sequência, temos a boa “Ritual”, que mesmo pesada, consegue ser uma música fácil de pegar e tem uma carisma enorme. “Cyanide Love” é outra a candidata de melhor. Com mais um breakdown monstro, a música tem alguns toques melódicos que transformar a dinâmica um sobe e desce de ritmos de forma espetacular, e mostra a banda afiada e pronta para o ataque. Grande momento. Daí em diante, o disco segue de forma mais linear, com bons momentos como “Unbroken”.
O Within Temptation da mais um passo em meio ao seu caldeirão musical de ritmo variados e acerta em cheio agora, sendo este um dos seu mais belos acertos. Saindo de rótulos, a banda irá surpreender a desavisados, e certamente poderá angariar novos fãs para sua comunidade.
NOTA: 8
Pingback: A opinião de Sharon Den Adel do Within Temptation sobre o nu-metal - Confere Rock