Edu Falaschi fala sobre “Ritualive” do Shaman: “produto superior”

No começo dos anos 2000, nós tivemos um momento importante para o metal nacional, o lançamento do aclamado dvd “Ritualive” do Shaman.

Em entrevista ao Ibagenscast, o vocalista Edu Falaschi, falou o que ele pensa sobre o registro, visto que quase na mesma época, o Angra lançava também um dvd:

“Lembro-me de uma rivalidade, principalmente entre os fãs, mas era algo benéfico, se é que se pode chamar assim. Existia essa competição de “eles fizeram um trabalho, agora precisamos superar”. Isso também aconteceu com o DVD, quando o Shaman lançou um produto superior, arrebatando a atenção. Mas não era mal-intencionado, era mais sobre a vontade de fazer algo melhor.

Havia essa competição saudável, uma tentativa de superação. Era uma época em que o metal cresceu no Brasil, beneficiando a todos, desde os fãs até as bandas. Lembro-me dos shows, quando o Shaman era elogiado por ser pontual, e se houvesse atraso, a galera gritava brincando. Era algo engraçado, mas no final, todas essas confusões acabaram beneficiando a cena, elevando o padrão para todos. Como você mencionou, todos ganharam, especialmente os fãs, que receberam vários discos e DVDs de alta qualidade.”

O trecho pode ser visto abaixo.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.