Mikael Åkerfeldt explica como o Opeth reecontrou o death metal
Na última sexta-feira (2), o Opeth lançou seu novo single, “§1“, e para surpresa de muitos, a banda trouxe de volta os guturais, incorporando o som mais pesado que haviam deixado de lado há alguns anos.
Em entrevista a Metal Hammer, Mikael Åkerfeldt, o guitarrista e vocalista da banda, falou sobre o reencontro com o lado mais pesado do Opeth. Ele explica:
“Honestamente? O material em si fez isso, de certa forma.
Com esse disco em particular, sabíamos que funcionaria bem como parte da grande ideia conceitual, ilustrando coisas específicas e dando voz a esse personagem.”
Mikael ainda disse que o baixista Martín Méndez e o novo baterista Waltteri Väyrynen também influenciaram muito na direção que o disco tomou:
“Méndez é meu encantador de cavalos – talvez um encantador rouco! – de certa forma. Ele ficava tipo, ‘Não seria legal se fizéssemos algo realmente pesado no próximo álbum?’, e eu fico tipo, ‘Hm…’
A entrada de Walteri na banda foi outro fator. Ele é muito mais novo que nós e tem capacidade de realmente tocar essas coisas. Ele realmente adora isso, falando constantemente sobre death metal e outras coisas.
Parte de mim queria que ele como nosso novo baterista tocasse naquele tipo de disco também. Então isso estava no fundo da minha mente.”
Por fim, Åkerfeldt atribui a mudança à recente turnê de 30º aniversário da banda, onde eles tocaram uma música de cada um de seus álbuns de estúdio, votada pelos fãs:
“Voltando para algumas dessas coisas realmente antigas, eu pensei, ‘Minha voz soa bem!’ Então eu queria tentar.”
Ele ainda elucida que não foi uma tarefa fácil essa reaproximação com o death metal:
“Foi um pouco difícil no começo, para ser honesto! No começo eu não tinha certeza se realmente valia a pena, como se eu estivesse fingindo, de certa forma. Eu escrevi metade de uma música, pensei, ‘Isso não está funcionando’, trabalhei em algo que eu senti que funcionou e que acabou sendo também uma música pesada. Então, quando voltei ao que tinha começado, pensei: ‘Ah, eu amo isso!’”
O Opeth lança “The Last Will & Testament“ pela Moderbolaget e Reigning Phoenix Music em 11 de outubro.