O aspecto do Iron Maiden que Jerry Cantrell queria no Alice in Chains
O Alice in Chains foi marcado pela criação de riffs icônicos, vindos da mente pro-ativa de Jerry Cantrell, e quando William DuVall passou a integrar a banda, uma segunda guitarra foi adicionada em diversas composições. Alguns fãs estranharam o fato pela marca de uma única guitarra na fase noventista da banda, com exceção de poucas músicas onde Layne Staley fazia base em algumas ocasiões, mas essa era uma ideia de Cantrell desde o início.
Em uma nova entrevista transcrita a Ultimate Guitar, Jerry falou sobre como tinha planejado uma dupla de guitarras para a banda:
“Sou um grande fã do Iron Maiden. Eu queria que o Alice fosse uma banda de guitarra dupla justamente por causa de bandas como essa. E nós meio que somos, agora, desde que William DuVall entrou. Antes, Layne pegava uma guitarra e tocava um pouco, mas éramos basicamente apenas um trio com um vocalista. Agora, na verdade, temos dois caras tocando muita guitarra, então meu desejo foi atendido!
Mas quando falamos inicialmente sobre começar uma banda, eu queria outro guitarrista e isso foi puramente por causa de Dave Murray e Adrian Smith. Ou os caras do Priest ou Aerosmith. Eu amo os irmãos Young. Há algo especial sobre bandas com dois guitarristas trabalhando como uma unidade.
E você está certo, eu ouço Iron Maiden naquela introdução de ‘Off The Rails’. Eu sou imediatamente atraído por esses sabores, só porque eu amo essa banda. É legal ouvir suas influências surgindo organicamente porque você não se senta e pretende fazer nada. Simplesmente acontece e você pode dizer que está lá.”
Ouça a referida faixa abaixo, e diz aí, concorda?
Duas guitarra faz bem e três faz mais bem ainda para o som de determinada banda, acredito que nem todos os estilos ficaria bem!!!! Valeu!!!!